Minha Sarvodaya


Um dia desses andei refletindo muito sobre “como analisar conceitos filosóficos-morais”. Pensei… Como conseguimos analisar a pureza, a essência de uma filosofia, se temos a mente impregnada por outras filosofias, que foram responsáveis, ao longo do tempo, pela nossa formação ética-moral? Como saber, ao analisar uma base filosófica, se o nosso “veredicto” de “é boa, não é boa”, não é reflexo da nossa mente doutrinada? Como a gente desconstrói o pensamento? Pensei que poderia me ater apenas nas bases morais atemporais. Aquelas que a maturidade humana nos ensinou, ao longo do tempo, depois de muitas guerras e sofrimentos, que era o básico do “bem-viver”, sobretudo, com nós mesmos.

Esbocei algumas bases morais que penso, hoje, serem fundamentais para analisar qualquer coisa na vida, incluindo as filosofias. Não bases religiosas, mas morais, daquelas que demonstram que nós, seres humanos, estamos evoluindo enquanto seres emocionais e psicológicos. E qual não foi minha imensa e feliz surpresa, quando descobri, hoje, lendo mais sobre Gandhi, que esse conceito foi, também, criado por ele com o nome de Sarvodaya (união de “sarva” que em Sânscrito quer dizer “tudo” e “udaya” que quer dizer “bem-estar, prosperidade”). Não sei ainda qual foi a idéia de Sarvodaya de Gandhi, mas a minha, pensada há uns dias atrás, é essa:

– Amor;

– Não-violência;

– Verdade;

– Confiança (ter e ser digno de);

– Não fazer promessas;

– Fé em Deus (o teísmo puro, sem contaminação filosófica);

– Respeito.

Por que essas? Porque penso que, com essas bases, podemos identificar, em qualquer filosofia, idéia ou atitude, se ela pode ou não ser de alguma valia para nós. São as bases, ao meu ver, da saúde do ser integral que somos: físico, psicológico, emocional e mental.

Essas são a base da minha Sarvodaya.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s