Excesso de Livros


Sri Yuktéswar

Sri Yuktéswar

Ainda estou na leitura da Autobiografia de Paramahansa. Nem diria leitura, mas algo parecido com hipnotismo! O mestre dele, guru Sri Yuktéswar é, nem tenho palavras, sensacional! Algo como um psicólogo prático profundamente sábio. Cada uma de suas ações e palavras eram embutidas de lições práticas para o ego. Lúcido, franco, direto e profundo. Uma personalidade ímpar. Estou tão entretida com essa parte do livro, que deixei passar inúmeros pontos que achei fantásticos, mas um deles eu quero registrar porque vai de encontro à uma observação que Rubem Alves sempre faz em suas palestras, entrevistas e crônicas. Eu li e vi o Rubem Alves encarnado em Sri Yuktéswar!

“O Mestre salientava, em outras ocasiões, a futilidade da mera leitura de livros.

– Não confunda a compreensão com um vasto vocabulário comentava ele. – Os escritos sagrados são benéficos para estimular o desejo de realização interna, se um versículo de cada vez for vagarosamente assimilado. Do contrário, o estudo intelectual contínuo pode resultar em vaidade, satisfação falsa e conhecimento indigesto”.

Cada dia que passa me convenso mais disso. Vejo os grandes sábios, aqueles que foram detentores, por si mesmos, de verdades irrefutáveis de sabedoria, amor e integração com Deus. Nenhum deles precisou de Doutorado para deixarem um legado de bem, amor e serviço à Deus através do próximo e do mundo. Não que um homem não possa se intelectualizar ou que isso seja errado. Apenas que a verdadeira sabedoria, a verdadeira compreensão da Vida, não vem da quantidade de livros lidos ou de títulos acadêmicos, mas de uma sutileza de percepção que só aqueles que não se distraem tanto assim com as letras que conseguem ver.

A sutil percepção da suavidade de uma brisa é despercebida por quem tem a mente concentrada em estudar e decodificar por qual mecanismo teórico a brisa é suave.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s