Confiança e Perdão


upanishads3Como é difícil essa frase de Gandhi, mas quanto ela liberta!

“Mesmo que seu oponente o tenha enganado vinte vezes, um satyágrahí está pronto a confiar nele pela vigésima primeira vez, pois uma confiança implícita na natureza humana é a verdadeira essência de seu credo”.

Ser livre por não temer, por confiar, por dar sempre a chance para a verdade! Não seria essa conduta do Satyagraha de Gandhi, a base essencial do perdoar 70 x 7 que Jesus pregou?

Confiar outra vez é Perdoar 70 x 7 , é sempre dar a outra face ao agressor, é sempre estar disposto à tranformar o inimigo em amigo, é sempre dar a chance para o bem. Quanta sabedoria num único gesto: confiar sempre.

Como é difícil confiar quando esse edifício da nossa alma desmorona, mas quanto liberta a alma reconstruí-lo incessantemente, se for preciso, sem descanso, sem a pressa que alicerça com imperfeição, sem se preocupar se o trabalho terá que ser feito todo outra vez! Se te ferirem 100 vezes, por 100 vezes você fez a tua parte! Apenas de ti mesmo depende a sua paz…

Dizem que a ingenuidade é a essência da confiança. Pois eu penso que ingênuo é quem pensa que se liberta, enquanto se escraviza ao opressor, pelos laços do medo e da desconfiança. Dar sempre a chance para o bem é viver em liberdade incondicional, mesmo rodeado de inimigos. Pode demorar, pode nos custar sofrimento e renúncia, mas um dia a verdade triunfa. Trabalhar pelo bem não é só fazer caridade ou ter tolerância e fraternidade, porém tendo como limite o próprio bem-estar, mas também sofrer e renunciar voluntariamente pelo triunfo da verdade e do amor. E isso, muitas vezes consiste em esperar, sofrendo, pelo despertar daqueles que nos agridem. Isso é um grau mais elevado de amor aos inimigos, mais difícil e com necessidade de mais maturidade, para que o amor incondicional não se transforme em aceitação incondicional. Essa é a grande essência do Satyagraha: Amar incondicionalmente sem aceitar incondicionalmente. Aceitar sofrer pelo despertar do opressor, mas não aceitar sofrer pela opressão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s