Virtude Primeira: Caridade


mahabharata_QK10_lAndo lendo já têm uns dias, a Biografia de Lahiri Mahasaya, escrita por um dos discípulos de Paramahansa Yogananda. À princípio me interessou pelo biografado, mas depois chamou-me a atenção o prefácio, onde narrava-se à imensa dedicação que o autor do livro doou às obras de benemerência, durante toda sua vida. Pensei: “Independente da biografia, devem haver palavras sábias nesse livro, porque quem dedica à vida à obras caritativas, sempre tem muita sabedoria para nos passar”. E então fui lendo, e confesso que a leitura foi um pouco cansativa porque o estilo do autor não combina muito com o meu, mas isso era o de menos. Não foi uma obra que eu lia como os livros de Vivekananda, por exemplo, que é tão cartesiano quanto eu. Mas é um livro riquíssimo de sabedoria, como eu suspeitei, e eu teria muitas coisas para destacar dele, e por hoje vou destacar essa parte que li agora à tarde, dele comentando a Bhagavad-Gita:

“Qualquer ação realizada para o prazer Divino é um YAJNA  – um sacrifício. “BISARGAH KARMASAMGNITAH – o YAJNA realizado sacrificando os objetos a Deus é o verdadeiro KARMA”. Em palavras mais simples, tudo o que for feito para o prazer Divino e para o bem da humanidade é YAJNA – KARMA ou ação com sacrifício. O serviço à humanidade, a caridade, as orações sinceras e silenciosas, as austeridades e as práticas religiosas, são todas consideradas ações com sacrifício. A ação ou o trabalho altruístico e desinteressado é YAJNA; isto constitui a virtude humana universal. O sacrifício de si mesmo, por amor ao bem da humanidade, é o melhor YAJNA. A mais alta realização à qual o homem pode alcançar é produzida por esta forma de YAJNA. Por meio do YAJNA – KARMA também se agrada os deuses e eles concedem dádivas para o bem da humanidade. Deus e o homem, juntos, estão empenhados no bem – estar do mundo. Uma corrente de grande prosperidade começa a fluir no céu e na terra. Por isto, o bem último é conseguido realizando ações, sem ter nenhum apego a elas. A ação feita com desejo, sob o impulso do apego aos prazeres terrenos, torna a pessoa ligada a esse mundo, aumenta o sofrimento e a miséria, e faz perder a paz.”

Primeiro quero explicar o que é YAJNA. No próprio livro o autor coloca que YAJNA são “Sacrifícios rituais; oblações; ofertas de sacrifícios feitas no fogo; ação feita com espírito de sacrifício e dedicada à Deus”.

Depois de entendido o que é YAJNA, que conseguimos entender o quão belas e profundas são as palavras do autor. Ele deixa claro, nessa passagem, que o melhor sacrifício e o melhor ritual de adoração ou ação para Deus é aquela que se reflete na ação desinteressada visando o benefício da humanidade. E a frase em que ele fala sobre o Homem e Deus trabalhando juntos pelo bem comum, é… Linda! Poética, mística, real e profunda! E é realmente como ele diz… Se estamos concentrados em nos sacrificar pela matéria e pelos desejos materias  que visam o interesse próprio, jamais temos a paz do dever espiritual cumprido. Nunca conseguimos nos satisfazer interiormente, e gastamos toda a vida buscando qualquer coisa que nos traga felicidade, sem jamais a encontrar mais além de alguns momentos tão efêmeros quanto um piscar de olhos. A verdadeira realização espiritual está em se doar desinteressadamente pelo bem comum, cumprindo o dever primordial de toda criatura, que é trabalhar junto à Deus. Como ele mesmo disse, é essa a essência da Bhagavad-Gita, e penso que toda ela se resumiria nessa máxima que ele expôs com tanta sabedoria. Lindo! O livro é um tesouro daqueles tão valiosos e por isso mesmo raros…

Anúncios

2 comentários sobre “Virtude Primeira: Caridade

  1. Dear Sir/Madam

    We are the publisher of Bhavan Australia, monthly magazine of Bharatiya Vidya Bhavan Australia, a non-profit organisation. Bhavan Australia is distributed free to VIPs, dignitaries, community leaders and members of the organisation. We would like to use the picture (link below) for our magazine.

    More details of our organisation and previous issues of our publications can be found at
    http://www.bhavanaustralia.org

    Thanking you

    Regards

    Gambhir Watts
    President, Bharatiya Vidya Bhavan Australia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s